Economia

Crise no orçamento é responsabilidade da França, afirma Hollande

Mais cedo, a Comissão Europeia disse que a França não respeitará seus compromissos orçamentários e que previa um déficit público de 4,5% do PIB em 2015

Agência France-Presse
postado em 04/11/2014 18:13
Quebec - O presidente François Hollande afirmou nesta terça-feira (4/11) que a questão da crise orçamentária é responsabilidade da França, em uma resposta direta à Comissão Europeia, que questiona as metas estabelecidas pelo governo francês.

"Vocês não terão de mim a menor crítica sobre a séria questão orçamentária que nós devemos enfrentar", declarou Hollande na Assembleia Nacional de Quebec, no último dia de sua visita ao Canadá.

Mais cedo, a Comissão Europeia disse que a França não respeitará seus compromissos orçamentários e que previa um déficit público de 4,5% do PIB em 2015, e de 4,7% em 2016, o que afastaria a possibilidade de o país crescer 3% no ano seguinte.

A França, segunda economia da zona do euro depois da Alemanha, teria, desse modo, em 2016, o maior déficit da zona do euro, segundo as previsões.



"A Europa faz as previsões, ela também deve tomar as decisões", declarou o presidente francês na coletiva de imprensa. "Não são as previsões que devem mudar as nossas políticas, são as nossas políticas que devem mudar as previsões", acrescentou o presidente francês.

Em um contexto de crescimento mais lento na Europa, como a Comissão prevê, "a política fiscal deve ser mais flexível em relação à meta de crescimento, tomando as decisões necessárias em matéria de disciplina, de orçamento", disse Hollande.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação