Economia

Governo iraquiano e região autônoma curda negociam acordo por petróleo

Negociação abre caminho para uma solução permanente e reduz o risco de divisão do país

Agência France-Presse
postado em 14/11/2014 13:54
Bagdá - O governo do Iraque e a região autônoma do Curdistão assinaram um acordo preliminar sobre a disputa por petróleo. A negociação abre caminho para uma solução permanente e reduz o risco de divisão do país, segundo informou nesta sexta-feira (14/11) o ministro iraquiano do Petróleo.

O acordo foi concluído em uma reunião na quinta-feira em Erbil, capital do Curdistão iraquiano, entre o ministro iraquiano do Petróleo, Adel Abdel Mahdi, o primeiro-ministro curdo, Nechervan Barzani, e seu adjunto, Qubad Talabani.

O emissário da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, disse que se trata de "um primeiro passo muito importante" na direção de uma solução para o problema, que há um ano complica as relações entre o governo federal e a região autônoma.



[SAIBAMAIS]O governo regional do Curdistão anunciou que em uma primeira fase o governo federal pagará ao Curdistão aproximadamente 500 milhões de dólares. Em troca, a região autônoma entregaria 150.000 barris de petróleo por dia.

"A crise criou dissidências que ameaçam os interesses econômicos, políticos e de segurança e também de unidade nacional", disse o ministro iraquiano de Petróleo Adel Abdel Mahdi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação