Economia

Prévia do PIB tem alta de 0,59% no 3º trimestre e indica fim da recessão

Na divulgação do mês passado, houve queda de 0,72% no trimestre junho-agosto ante o segundo trimestre

Estado de Minas
postado em 17/11/2014 09:54
O Índice de Commodities Brasil (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central registrou alta de 0,59% no terceiro trimestre de 2014 na comparação com os três meses anteriores. É a maior expansão desde o segundo trimestre de 2013, quando o indicador avançou 1,47%. Na divulgação do mês passado, houve queda de 0,72% no trimestre junho-agosto ante o segundo trimestre.



Caso a previsão do BC se confirme, a economia brasileira sairá do quadro de recessão técnica registrada no primeiro e segundo trimestres deste ano. Na comparação com agosto de 2013, o índice apresenta queda dessazonalizada de 0,24%. No acumulado do ano, em valores já ajustados, houve aumento de 0,01% na atividade econômica. Considerando os últimos 12 meses, o aumento do IBC ficou em 0,6%.

No relatório de mercado Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, a economia brasileira crescerá 0,21% este ano ante previsão de 0,2% da semana passada e de 0,27% vista um mês atrás. Os economistas continuam a acreditar em alguma retomada da atividade no ano que vem e mantiveram a taxa mediana em 0,8%. Quatro semanas antes, no entanto, a estimativa de crescimento para o próximo ano estava em 1%.

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os componentes do indicador estão a Pesquisa Industrial Mensal e a Pesquisa Mensal de Comércio. A projeção do Banco Central para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano é de 0,7%, segundo o último Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado em setembro.

Já pelos cálculos do Ministério da Fazenda, a economia brasileira terá expansão de 0,9% em 2014. O resultado oficial do PIB, que corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, do terceiro trimestre será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 28 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação