Economia

China e Austrália assinam tratado sobre comércio após 9 anos de negociação

Acordo permitirá que em quatro anos 93% das exportações australianas para a China fiquem livres dos impostos de importação, explicou o primeiro-ministro australiano Tony Abbott

Agência France-Presse
postado em 17/11/2014 14:13
Presidente da China, Xi Jinping cumprimenta o primeiro-ministro australiano Tony Abbott depois da cerimônia de assinatura do acordo

Sydney -
A Austrália e a China assinaram nesta segunda-feira (17/11) um Tratado de Livre Comércio (TLC) após nove anos de negociações.

O acordo permitirá que em quatro anos 93% das exportações australianas para a China fiquem livres dos impostos de importação, explicou o primeiro-ministro australiano Tony Abbott.

A China é o principal parceiro comercial da Austrália, segundo exportador mundial de carvão. O comércio bilateral supera os 150 bilhões de dólares australianos (104 bilhões de euros, 130 bilhões de dólares) anuais.

[SAIBAMAIS]As negociações entre os dois países começaram em 2005, mas enfrentaram obstáculos como as divergências sobre produtos agrícolas e as exigências de Pequim, que queria o fim dos limites impostos aos investimentos de empresas públicas.



As negociações de última hora permitiram desbloquear a situação e anunciar um acordo durante uma visita de Estado à Austrália do presidente chinês Xi Jinping.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação