Economia

Industriais têm o menor nível de confiança na economa do país desde 1999

Os dados mostram que os empresários da Região Nordeste passaram a registrar falta de confiança em novembro pela primeira vez na série do Icei por regiões

postado em 18/11/2014 13:10
O índice de confiança dos industriais brasileiros na economia do país é o menor em 15 anos. Em novembro ficou em 44,8 pontos, um ponto a menos que o registrado em outubro (45,8). A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Este é o oitavo mês consecutivo em que o indicador permanece abaixo da marca dos 50 pontos, em uma escala de 0 e 100, ou seja, em uma área que reflete a desconfiança dos industriais. ;O índice ficou ainda mais distante da divisa dos 50 pontos, o que mostra que a falta de confiança está cada vez mais disseminada entre os empresários industriais;, ressaltou a CNI em nota.

A falta de confiança voltou a ser generalizada entre todas as empresas, independentemente do tamanho, já que o índice é de 44,6 pontos nas pequenas, 43,7 pontos nas médias e 45,4 pontos nas grandes.

Por setores, a indústria de transformação teve o menor índice de confiança com 44,3 pontos, seguido da extrativa e da construção (45). Mais de 2800 empresas de diversos setores foram consultadas entre os dias 3 e 12 de novembro.



[SAIBAMAIS]Quando se trata de região, o resultado mais baixo foi apurado no Sudeste (42,1 pontos), seguido pelo Sul (42,7 pontos) e Centro-Oeste (43,4 pontos). Apenas os empresários do Norte continuam otimistas. O indicador para a região foi de 52,1 pontos. Já os do Nordeste ficaram abaixo da linha divisória pela primeira vez em novembro, com 48,3 pontos.

Segundo os últimos dados divulgados pelo governo, a produção industrial caiu 0,2% em setembro em comparação a agosto, resultado que pôs fim a dois meses consecutivos de recuperação e que elevou a queda acumulada no ano para 2,9%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação