Economia

"Estamos trabalhando com superavit", diz Guido Mantega

Para o ministro da Fazenda, um bom sinal de que a economia está voltando a ascender é o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que apontou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre

postado em 19/11/2014 12:05
Após a perda de fôlego da inflação na prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou um crescimento de 0,38% nos 30 dias terminados em 15 de novembro, o ministro da Fazenda Guido Mantega assegurou que a economia começa a caminhar para uma recuperação. Segundo ele, apesar do esforço do governo para alterar a meta de superavit primário prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso Nacional, o país fechará as contas com saldo positivo em 2014.

;O IPCA-15 apresentou um resultado de desaceleração em relação ao mês anterior, significa que a inflação está crescendo menos, o que é uma boa notícia. Nessa época do ano normalmente a inflação estaria acelerando um pouco, e ela não está. Outra boa notícia é o desemprego, que caiu mais ainda;, afirmou. Ele cita ainda avanços no setor de serviços e no crédito e retomada das vendas de carros e do varejo.

Para ele, outro bom sinal de que a economia está voltando a ascender é o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última segunda-feira, que apontou crescimento de 0,6% no terceiro trimestre. ;É um bom número. Se isso se confirmar no PIB, significa que não terá havido recessão, porque um dos dois trimestres que eram negativos no primeiro semestre se tornará positivo;, disse.



Apesar dos cinco meses seguidos de déficit primário, o ministro garantiu ainda que teremos superavit ; a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida ; este ano. ;Nós estamos trabalhando para ter superavit esse ano, a mudança na LDO significa que nós poderemos fazer um abatimento maior este ano, abatendo também as desonerações que fizemos;, prometeu. ;O que melhora o primário é o crescimento maior da economia. E nesse segundo semestre está havendo sim crescimento. Então isso ajudará inclusive o ano que vem. Poderemos entrar em 2015 com a economia se recuperando com uma taxa de crescimento maior. E isso nos ajudará a fazer um primário de 2% em 2015;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação