Jornal Correio Braziliense

Economia

Fed: crise global da economia pode prejudicar crescimento dos EUA

Especialistas estimaram que impacto é "muito limitado" no momento em que a queda de preços da energia pode "compensar" o efeito negativo do aumento do dólar

Washington - O crescimento da economia dos Estados Unidos pode ser afetado no médio prazo por uma crise nas economias de Europa, China e Japão, disseram os membros do Federal Reserve (Fed) no final de outubro.

Segundo as atas da última reunião do Comitê Monetário do Fed do fim do mês passado e divulgadas nesta quarta-feira (19/11), vários participantes estimaram que esse impacto é "muito limitado" no momento em que a queda de preços da energia pode "compensar" o efeito negativo do aumento do dólar, favorecendo assim o consumo nos EUA.



[SAIBAMAIS] Além disso, também apontaram para a possibilidade de a inflação continuar em queda no país. De acordo com os especialistas que formulam a política monetária, a queda de preços da energia também vai conter a inflação de curto prazo".

Alguns membros manifestaram sua preocupação de que a inflação possa "persistir" muito mais tempo do que a meta do Fed. Nessa reunião, o Comitê expressou sua intenção de encerrar as injeções de liquidez no sistema financeiro e reiterou que a taxa de juros básica continuará perto de zero durante um período de tempo considerável. Um membro do Comitê votou contra, preocupado com a continuidade da baixa inflação.