Economia

Valor do IPI sobre automóveis aumentará em janeiro, confirma Anfavea

Para carros populares o IPI passará de 3% para 7% e médios de 9% para 11% os motores flex e 13% gasolina

postado em 20/11/2014 13:43
Está confirmado: o Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) dos automóveis aumenta em janeiro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, (Anfavea) após reunião com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Questionado se o motivo seria a necessidade de aumentar a arrecadação do governo para realizar o superávit primário (economia para pagar os juros da dívida), Moan disse que não perguntou o motivo da decisão.

Para carros populares o IPI passará de 3% para 7% e médios de 9% para 11% os motores flex e 13% gasolina. O repasse para os preços dos automóveis pderá subir 4 pontos percentuais no caso dos veículos populares e 2 pontos percentuais nos médios. Cada montadora irá definir se o repasse será integral, segundo Moan.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]O presidente da Anfavea também descartou demissões com o aumento do IPI. "A indústria automobilística tem trabalhadores altamente qualificados, com investimento em treinamento muito forte, vamos lutar o máximo possível para continuar produzindo e vendendo", afirmou.

Moan ainda alegou que as margens de lucro no Brasil são menores que a média internacional de 3% e por isso não está nos planos das montadoras reduzir os lucros para aumentar as vendas e ganhar em escala.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação