Paulo Silva Pinto
postado em 25/11/2014 17:55
O comércio eletrônico vai movimentar R$ 69,6 bilhões neste ano no Brasil, de acordo com pesquisa mundial do instituto Ipsos realizada por encomenda da PayPal, empresa global de pagamentos eletrônicos do grupo eBay. Para o próximo ano, a projeção da pesquisa é de R$ 81,3 bilhões, com aumento de 17%.Em 2016, haverá aumento menor, porém ainda forte, de 14%, o que elevará o volume de comércio eletrônico para R$ 92,9 bilhões. Esse valor inclui as compras feitas pela internet e também as que são realizadas por celulares e tablets. ;Mesmo com o PIB (Produto Interno Bruto) do país crescendo pouco, o setor avança de modo veloz;, destacou Renato Pelissaro, diretor de marketing da PayPal para a América Latina.
A pesquisa constatou também que 70% da população brasileira com mais de 18 anos que usa a internet já fez alguma compra online. Considerado o total dos que usam o comércio eletrônico, 50% já realizou alguma compra internacional. A Áustria lidera o ranking, com 83% de clientes internacionais entre os consumidores online, seguida por Israel, com 82%. Estados Unidos têm apenas 30% e a China, 26%.
Na América Latina, quem fica na frente são os mexicanos, com 62%. ;Mas o número do Brasil nos surpreendeu. É muito relevante, porque os mexicanos tem muita facilidade para comprar produtos norte-americanos, diferentemente do que ocorre aqui;, comparou.
Consumidores brasileiros gostam de sites chineses que vendem produtos muito baratos, por exemplo camisas de US$ 5. E optam pelo sistema de frete gratuito, o que, muitas vezes, significa esperar três meses até que a encomenda chegue, por navio. ;Essas pessoas relatam que, às vezes, quando recebem o produto, mal se lembravam que tinham comprado;, contou Pelissaro.