Economia

Investimentos crescem 1,7% e interrompem trajetória de quedas no ano

Contra o mesmo período de 2013, porém, o quadro ainda é desolador: queda de 8,5%

postado em 28/11/2014 09:37
Rio de Janeiro ; Os investimentos produtivos voltaram a crescer no terceiro trimestre, interrompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Entre julho e setembro, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou alta de 1,3%, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Contra o mesmo período de 2013, porém, o quadro ainda é desolador: queda de 8,5%.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira (28/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão atribuiu o mau resultado à queda da ;produção interna e da importação de bens de capital (máquinas e equipamentos), além do desempenho negativo da construção civil;.



Recuperar o investimento é a maior preocupação do governo para garantir a retomada do crescimento econômico, uma vez que o consumo das famílias já não está mais avançando como antes. O objetivo da equipe econômica é elevar a FBCF para 25% do Produto Interno Bruto (PIB), fazendo com que o Brasil tenha uma taxa semelhante a outros países latino-americanos, como o Chile, mas ainda bastante atrás de outras economias emergentes, como a China, cuja participação dos investimentos sobre o PIB ultrapassa os 50%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação