Jacqueline Saraiva
postado em 01/12/2014 11:38
As ofertas oferecidas durante a Black Friday atraíram 1,2 milhão de consumidores. O faturamento do comércio eletrônico - que voltou a quebrar recordes - foi de R$ 1,16 bilhão somente na sexta-feira (28/11), de acordo com E-bit, consultoria de e-comerce. Em 2013, o faturamento foi de R$ 770 milhões. O valor representa crescimento nominal de 51% em relação ao ano passado. Com as compras da véspera, o montante chega a R$ 1,4 bilhão - já que muitas ofertas estavam no ar desde quinta-feira (27/11).Os pedidos da sexta-feira chegaram a 2,2 milhões com o tíquete médio de R$ 522. Na Black Friday do ano passado, foi 1,950 milhão, com tíquete médio de R$ 396. Segundo o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, o resultado é ;reflexo do aumento da confiança na data pelo consumidor e a possibilidade de efetuar bons negócios e economizar, muitas vezes para antecipar as compras de Natal;. Do total de consumidores, 18% realizaram a compra pela internet pela primeira vez. As categorias que mais venderam no dia da Black Friday foram telefonia e celulares, eletrodomésticos, moda e acessórios e informática e eletrônicos.
Segundo o E-bit, em comparação a uma sexta feira comum (como a última sexta feira de outubro de 2014, por exemplo), a Black Friday se destacou por superar dados nos seguintes quesitos: 867% no faturamento; 619% na quantidade de pedidos; e 536% em número de consumidores únicos. Por outro lado, as vendas nos comércios de rua e shoppings centers caíram 4,6% na semana da Black Friday, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
Problemas
Mesmo com a maior adesão, a tradição de um dia inteiro de ofertas também causou muita dor de cabeça aos consumidores. Pelo quinto ano consecutivo, muitos clientes tiveram dificuldades em acessar sites e concluir compras. O site Reclame Aqui, canal online para queixas, registrou mais de 12 mil reclamações no Brasil. Entre os problemas mais recorrentes, o canal destacou a maquiagem de preços, além de dificuldades em dar continuidade às compras após o produto ser colocado no carrinho virtual. Segundo o site, muitas lojas elevaram o valor do frete para compensar o desconto nos preços.