Jacqueline Saraiva
postado em 01/12/2014 12:37
Após a euforia das compras na Black Friday, muitos consumidores brasileiros ainda aproveitam ofertas por meio de comércio eletrônico, principalmente de produtos tecnológicos. Com a Cyber Monday, nesta segunda-feira (1;/12), muitos sites prolongam as promoções iniciadas na semana passada. A previsão é de que várias lojas nacionais coloquem produtos em oferta durante 24 horas, na tentativa de zerar os estoques. A ideia surgiu nos Estados Unidos em 2005, com o objetivo principal de atrair clientes para a compras on-line - à época existia forte resistência a esse tipo de transação. No Brasil, o Cyber Monday ganhou forças no ano passado e, segundo o E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, deve ter mais adesões nesta edição, principalmente porque muitas lojas estão se adaptando para oferecer todo tipo de produtos e não apenas eletrônicos.
[SAIBAMAIS]Não se engane
E se vale tudo por um preço mais em conta, vale principalmente ter mais atenção do que se estivesse comprando em uma loja física, para não ser enganado. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta para a questão da pesquisa, para saber, por exemplo, se a loja não está maquiando o preço - reclamação recorrente na sexta-feira de ofertas. Identificando a fraude, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor da cidade onde mora e fazer uma denúncia. Confira outras dicas:
; Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou naquelas indicadas por amigos e parentes;
; Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação;
; Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita. Se a situação estiver ;baixada;, ;cancelada; ou ;inativa;, desista da compra;
; Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos;
; Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários;
; Verifique se a loja tem conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por ;https://; e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador;
; Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados adquiridos com sonegação de impostos, ou ainda se tratar de um estelionato.
Fonte: E-bit