Economia

Fim de ano desafia aeroportos: 20 milhões vão passar pelos terminais

Expectativa é de que o número de pessoas seja 7% superior ao registrado durante as festas de fim de ano de 2013

Rodolfo Costa
postado em 02/12/2014 06:05

Infraero ainda toca duas obras no terminal mineiro privatizado

Os maiores aeroportos do país estão se preparando para receber pelo menos 20 milhões de passageiros entre este mês e o início de janeiro, conforme estimativas da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Se confirmado, o número será 7% superior ao registrado durante as festas de fim de ano de 2013. Para atender à demanda, as companhias aéreas anunciaram série de medidas para dar conta do movimento recorde, como voos extras e emprego de aviões reservas. A SAC garantiu que os aeroportos brasileiros estão preparados para atender a demanda elevada. ;Um dos principais motivos é o legado deixado pela Copa do Mundo de 2014;, explicou a pasta vinculada à Presidência da República, em nota.


Nos 60 terminais administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), haverá reforço das atividades operacionais, desde o atendimento direto ao público até o de manutenção e de limpeza. A estatal informou que, desde 22 de novembro, seus funcionários estão atentos à regularidade da operação dos terminais, como acompanhamento de sistemas de ar-condicionado e de escadas rolantes, para que ;tudo esteja em pleno funcionamento;.

A Infraero ressaltou que, nos principais aeroportos de sua rede, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Santos Dumont, Congonhas e Salvador, o efetivo de 4.333 empregados vai ganhar um reforço de 17%, chegando para 5.089. Em Brasília, cerca de 1,7 milhão de pessoas deverão usar o Aeroporto Juscelino Kubitschek no período especial, seja como ponto de embarque, desembarque, seja conexão, segundo projeção da concessionária Inframerica. Para atender às 55 mil pessoas que passarão diariamente pelo local, serão reforçadas as equipes de atendimento.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação