Economia

Confiança de empresários do comércio despenca em novembro

Desaceleração no nível de atividade econômica pesa nas expectativas do setor e muitos esperam um ano modesto

Antonio Temóteo
postado em 04/12/2014 11:48
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apurado em novembro recuou 1% em relação a outubro. O indicador da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também apontou queda de 2% no subitem que mede o grau de satisfação do empresário com as condições atuais, que teve o maior peso na retração das expectativas. Na comparação com o mesmo período de 2013, os nove componentes recuaram, o que levou o Icec a despencar 11%.

Na avaliação do economista da CNC Fábio Bentes, a desaceleração no nível de atividade econômica é responsável pelos resultados do Icec. Nas estimativas dele, o crescimento de 3,2% nas vendas em 2014 deverá ser o menor desde 2003 (-3,7%). Para 2015, a entidade projeta alta de 3,8%. ;Embora o comércio ainda apresente taxas positivas em termos de variação do volume de vendas, o setor não está imune à desaceleração do mercado de trabalho, ao encarecimento do crédito e à inflação ainda em níveis elevados;, afirmou Bentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação