Economia

Fazenda vê IPCA de 2014 acima de 6,4%, mas sem estourar meta

Secretário afirmou que o país tem condições de fechar o ano dentro da banda da meta, de até 6,5%. A expectativa, disse ele, é que o resultado do ano fique entre 6,4% e 6,45%

postado em 05/12/2014 12:48
O secretário de política econômica, Márcio Holland, viu com otimismo o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de alta de 0,51%. Apesar da aceleração em relação ao mês anterior, o indicador veio abaixo do valor esperado pelo mercado, de 0,54%. O secretário afirmou que o país tem condições de fechar o ano dentro da banda da meta, de até 6,5%. A expectativa, disse ele, é que o resultado do ano fique entre 6,4% e 6,45%.

;O valor veio abaixo da mediana do mercado geral, que estava em torno de 0,54%, e abaixo da média histórica do IPCA para o mês desde o regime de metas de 1999;, disse. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a inflação ficar dentro da banda, o mês de dezembro teria que se encerrar com um indicador de até 0,86%. No ano passado, o indicador bateu 0,92%. ;As previsões do mercado oscilam entre 0,74% e 0,80%. Então, há grandes chances de a inflação ficar dentro da meta;, completou o secretário.

[SAIBAMAIS]No Boletim Focus, do Banco Central, a previsão do Top 5, o grupo de economistas que mais acertam projeções, a expectativa é de 0,83% para dezembro. Conforme Holland, quando há um resultado abaixo do esperado em um mês, a projeção para o mês seguinte tende a ser corrigida para baixo.



A variação do preço da carne, que subiu quase 20% no ano e foi responsável pelo maior impacto no IPCA por três meses seguidos, foi explicada pelo secretário como um fator sazonal. ;Todos os itens da alimentação passam por período de entresafra, associada a uma demanda, mas depois eles se corrigem;, disse. Questionado se o brasileiro deveria trocar a carne pelo peru no Natal (como já havia sugerido anteriormente o secretário), Holland afirmou que não faz ;recomendações à sociedade brasileira. Ela escolhe o que deseja;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação