Agência France-Presse
postado em 05/12/2014 20:09
A agência de avaliação de risco Standard & Poor;s rebaixou nesta sexta-feira (5/12) a nota da Itália para "BBB-", por temores sobre o crescimento e o aumento do endividamento do país.Esta nota é a mais baixa na categoria "investimento" reservada aos emissores confiáveis de dívida. A Itália, contudo, não corre o risco de cair também na categoria especulativa de curto e médio prazo, na medida em que a perspectiva de sua nota continua "estável", segundo um comunicado.
A degradação da nota italiana "reflete a fraqueza recorrente do Produto Interno Bruto tanto em termos reais como nominais que obstaculizam sua capacidade para se enfrentar a dívida pública", destacou a S em um comunicado.
A agência americana estima que a dívida pública italiana alcançará os 2,25 bilhões de euros no fim de 2017, o que representa um aumento de 80 bilhões de dólares em relação à última previsão, de junho.
Para a S, um aumento dessa proporção da dívida nacional "conjugado com um crescimento habitualmente fraco e uma escassa competitividade" impede manter a nota "BBB" do país.
Embora seja pouco provável, a Standard and Poor;s não descarta rebaixar a terceira economia da zona do euro à categoria de emissores com risco, caso o governo não consiga aprovar suas reformas em curso.
S é a mais severa das três grandes agências de risco. A Moddy;s Investors Service coloca a Itália na categoria "Baa2" e a Fitch Rating em "BBB%2b".