Economia

Auditores da Receita Federal fazem pressão por reajuste de até 24%

Servidores reivindicam reposição salarial e do valor dos benefícios. Em 2015, será paga a terceira e última parcela do aumento acertado há três anos. Líderes da categoria entregam propostas ao Ministério da Fazenda

postado em 11/12/2014 06:01
Os auditores fiscais da Receita Federal protestaram ontem em frente ao Ministério da Fazenda, reivindicando reajuste salarial de até 24%, nomeação de servidores concursados, recomposição de benefícios e adicional de fronteira. A manifestação ocorreu das 9h às 12h, quando um grupo foi recebido rapidamente pelo secretário executivo da Fazenda, Paulo Cefarelli, para entregar uma pauta com a demanda da categoria.

Cerca de 150 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, participaram do protesto. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco Nacional), Cláudio Damasceno, o saldo da manifestação foi positivo. ;Mas é somente o começo. Voltaremos a nos reunir nos próximos dias, para destrinchar a pauta, ponto a ponto. A ideia é deixar a conversa encaminhada também com a futura equipe econômica;, salientou.

Os manifestantes querem, segundo a presidente da Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita (Anfip), Margarida Lopes, recomposição de perdas salariais entre 20% e 24%. ;O reajuste de 15% dado pelo governo em 2012 não foi suficiente nem mesmo para compensar a inflação;, disse. Esse valor seria para os salários do fim da carreira. ;No início, a defasagem é maior, cerca de 40%;, completou. Eles querem ainda recomposição de benefícios como auxílio-alimentação e creche.

O adicional para pessoas que trabalham em áreas de fronteira, outra demanda, foi sancionado em setembro de 2013, na Lei n; 12.855, mas falta regulamentação. Os auditores pedem também a aprovação da PEC n; 555/06, que reduz gradativamente a contribuição de servidores aposentados.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação