postado em 15/12/2014 09:10
A economia brasileira voltou a encolher em outubro. Dados divulgados esta segunda-feira (15/12) pelo Banco Central sinalizam que o Produto Interno Bruto (PIB) pode ter diminuído no ano, indicando que a recuperação do crescimento, apesar de dados preliminares apontarem a aceleração da atividade, ainda não ocorreu. Em outubro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) caiu 0,26%. Ante equivalente período de 2013, o índice apontou queda ainda maior, de 1,18%. Os dados sinalizam que o crescimento no quarto trimestre do ano pode ser negativo, conforme muitos economistas temiam. Como a atividade está está estagnada no ano, a chance de o PIB encolher durante 2014 é grande, conforme disseram economistas ouvidos pelo Correio.
Não por acaso, no ano o crescimento econômico encontra-se perto de zero, mas com viés negativo. O mesmo índice mostrou que o PIB pode ter encolhido 0,09% de janeiro a outubro.
O IBC-BR considera os desempenhos de três importantes setores da economia: agricultura, indústria e serviços. Considera também os impostos pagos pelas empresas e famílias para se aproximar do desempenho da economia. Os dados são divulgados mensalmente pelo Banco Central. Já o PIB, o parâmetro oficial do crescimento econômico, é divulgado a cada três meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).