Economia

Bancos veem risco de Petrobras enfrentar problemas de caixa em 2015

Analistas não acreditam na promessa da Petrobras de manter fluxo financeiro positivo em 2015 sem novos empréstimos

postado em 16/12/2014 09:19
Analistas de grandes instituições financeiras internacionais veem risco de a Petrobras, cuja credibilidade já está seriamente abalada diante dos investidores, enfrentar problemas de caixa em 2015. No fim da semana passada, a estatal anunciou que pretende manter fluxo financeiro positivo no próximo ano, sem recorrer à captação de recursos no mercado. A promessa, contudo, foi recebida com enorme desconfiança. Sem crédito nos bancos, a situação da companhia, que atravessa a pior crise de sua história, com graves denúncias de corrupção e perda de valor dos ativos, pode ficar ainda pior se parte de sua dívida for cobrada antecipadamente, como previsto em contrato, por conta dos atrasos na divulgação dos balanços.

Plataforma de petróleo: analistas querem mais informações para avaliar a real situação da companhia

[SAIBAMAIS]Na última sexta-feira, quando adiou pela segunda vez a publicação das demonstrações financeiras e contábeis do terceiro trimestre deste ano, a estatal informou ter aprovado recentemente a implementação de uma série de ações voltadas para a preservação do caixa e da liquidez, como antecipação de recebíveis, redução do ritmo dos investimentos, revisão de estratégias de preços de produtos e diminuição de custos operacionais. ;O mercado vai, provavelmente, continuar cético até que mais detalhes sejam divulgados;, reagiu o UBS em relatório datado de 14 de dezembro.



O Bank of America Merrill Lynch observou que, em outras circunstâncias, a decisão de não lançar títulos nem tomar empréstimos seria recebida como uma medida bastante positiva, que teria repercussão favorável sobre o valor das ações da companhia. ;Neste momento, porém, é uma necessidade virtual, considerando o longo período em que, provavelmente, a companhia poderá ter limitado (se tiver algum) o acesso a mercados financeiros;, afirmou relatório da instituição.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação