Economia

Inflação terá pico no primeiro trimestre de 2015, segundo Tombini

Apesar da previsão, o presidente do Banco Central avaliou que o processo de convergência para a meta terá início no trimestre seguinte

Antonio Temóteo
postado em 16/12/2014 13:46
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, indicou que inflação não dará trégua no primeiro trimestre de 2015. Conforme ele, que participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, a carestia atingirá o pico entre janeiro e março em virtude de ajustes de preços. Tombini ainda ressaltou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve iniciar o processo de convergência para o centro da meta, de 4,5%, já no segundo trimestre e chegará a esse patamar em 2016.

O comandante da autoridade monetária afirmou que tem confiança no efeito cumulativo e defasado dos aumentos da Taxa Básica de Juros (Selic), que hoje está em 11,75%, para conter a carestia. "O cenário mais provável é que o pico ocorra no primeiro trimestre de 2015 em função de ajustes de preços relativos. Tanto dos preços domésticos em relação aos preços internacionais e dos preços administrados em relação aos preços livres", disse ele.

Tombini também comentou o cenário aponta para uma recuperação gradual da economia a partir de 2015, com melhora progressiva dos níveis de confiança dos consumidores e empresários. O presidente do BC afirmou que isso ocorrerá com base em mudanças favoráveis na composição da demanda e da oferta agregada.



Ele explicou que o consumo deve permanecer em expansão, embora em ritmo menor. Já os investimentos devem ganhar impulso com a recuperação da confiança, a partir do impacto das concessões e da ampliação das áreas de exploração de petróleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação