Economia

Documento mostra impactos da política econômica no superávit primário

O documento indica que, dependendo da metodologia, o superávit primário, em média, chegou a 2,61% do Produto Interno Bruto

postado em 23/12/2014 14:04
A Secretaria de Política Econômica divulgou hoje (23), pela primeira vez, um documento, chamado de Monitor de Política Fiscal, que mostra os impactos da política econômica no superávit primário.

O documento indica que, dependendo da metodologia, o superávit primário, em média, chegou a 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) entre 2002 e 2013, no que a secretaria chama de "resultado estrutural para o setor público".

Na comparação com os resultados divulgados pelo governo, no entanto, o superávit foi, na média, de 3% do PIB ao ano ao longo desses anos. O superávit primário é a economia feita para o pagamento de juros da dívida.

Leia mais notícias em Economia

O documento da Secretaria de Política Econômica é importante porque procura mostrar transparência e o impacto de alguns eventos bastante marcantes, principalmente após 2008, início da crise econômica global. Nele, informa a secretária, ;vê-se claramente, por exemplo, o componente cíclico positivo decorrente do boom econômico pré-crise, bem como o efeito negativo do impacto que a crise teve sobre o PIB e, consequentemente, sobre a arrecadação no ano de 2009;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação