Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo fecha com menor preço desde 2009 em NY, a US$ 45,15 o barril

Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em março caiu 63 centavos, comparado com fechamento de sexta-feira passada, a 48,16 dólares o barril

O preço do petróleo continuou em queda em Nova York nesta segunda-feira, atingindo o menor valor em seus anos, apesar de alguns movimentos de alta durante o dia.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em março fechou com queda de 44 centavos, a 45,15 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), seu valor mínimo de fechamento desde o dia 11 de março de 2009, quando foi cotado a 42,33 dólares.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte para entrega em março caiu 63 centavos, comparado com fechamento de sexta-feira passada, a 48,16 dólares o barril.

"O mercado tentou superar o choque inicial do resultado das eleições gregas, que levou o partido anti-austeridade Syriza ao poder, mas o pessimismo dos investidores mais uma vez ganhou o jogo", avaliou Phil Flynn, de Price Futurs Group.

Os representantes do partido de esquerda Syriza focaram sua campanha na oposição explícita às políticas de austeridade impostas pela União Europeia.