postado em 30/01/2015 19:31
Para reduzir a demanda de eletricidade no país, o governo federal anunciou que estuda medidas para serem lançadas daqui 60 a 90 dias. O objetivo do Ministério de Minas e Energia é fazer um programa que tenha impacto positivo no país e ganhe adesão de todos os setores.Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30/1), o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que já estão ocorrendo reuniões para planejar as medidas. O Operador Nacional do Sistema (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) participam do processo. Braga anunciou, ainda, que planeja premiar a quem atingir a eficiência energética.
Perguntado sobre o risco de racionamento por causa do volume de chuvas abaixo da média esperada, o ministro anunciou que nova avaliação do cenário energético será feita no dia 12 de fevereiro, em uma reunião em Brasília.
Consumo
O consumo de energia elétrica, registrado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) no ano passado, cresceu 2,2% em relação a 2013, contabilizando o menor aumento anual desde a demanda negativa de 1,1%, em 2009, no auge dos efeitos da crise econômica deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers.
O fraco desempenho do setor energético no ano passado teve como principal responsável o setor industrial brasileiro, que ficou bem abaixo das previsões iniciais do setor. Em 2014, o consumo da indústria caiu 3,6%, comparado a 2013.