Economia

Atual chefe do Banco do Brasil assume presidência da Petrobras

A nomeação de Bendine para o posto agrada ao PT, mas já causa reações negativas no mercado

postado em 06/02/2015 10:37
A presidente Dilma Rousseff escolheu o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para ocupar o cargo deixado por Graça Foster na presidência da Petrobras. Ela e outros cinco conselheiros pediram demissão do cargo na quarta-feira (4/2).

A nomeação de Bendine para o posto agrada ao PT, mas já causa reações negativas no mercado. As ações da Petrobras já registravam, às 11h, queda de quase 6% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de SP, seguia em queda de 1,68%, com 48.405 pontos.

Funcionário de carreira do BB, Bendine já se envolveu em polêmicas no ano passado, suspeito de conceder empréstimo milionário para uma apresentadora



[SAIBAMAIS]O Conselho de Administração da companhia, presidido pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, está reunido na manhã desta sexta-feira (6/2) para a escolha dos novos nomes que vão compor a diretoria.

Perfil
Adelmir Bendine, conhecido como Dida, é funcionário de carreira do Banco do Brasil. Ocupava o cargo de presidente da instituição desde 2009, com salário de R$ 62 mil. Antes, estava à frente do vice-presidente responsável pela área de cartões. Formado em administração, é de uma família de funcionários do BB. Entrou no banco ainda como estagiário em uma agência de sua cidade natal.

Em novembro do ano passado, surgiu a informação de que Bendine havia comunicado ao então ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que não pretendia continuar no cargo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Na época, Bendine era alvo de denúncias, após financiamento concedido pelo BB à socialite Val Marchiori em condições favorecidas. Ele negou qualquer irregularidade.

Também pesou contra ele relatos de um ex-motorista ao Ministério Público Federal. O funcionário teria feito diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe. Bendine nasceu em Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo. Tem 51 anos, é pai de duas filhas e torce pelo Palmeiras.

Com informações de Vicente Nunes, Diego Amorim e Antonio Temóteo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação