A presidente Dilma Rousseff momeou Alexandre Abreu como o presidente do Banco Brasil, nesta sexta-feira (6/2), conforme antecipou o Correio. Ele ocupava a vice-presidência de negócios de varejo da instituição. Abreu entra no lugar de Aldemir Bendine, escolhido hoje para a presidência da Petrobras. Perto das 12h, as ações do BB na Bovespa recuavam 3,51%, cotadas a R$ 21,99.
[SAIBAMAIS]Por se tratar de uma empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Valores, o BB não poderia ficar um dia sequer com o cargo máximo em aberto.
Alexandre Abreu e Paulo Roberto Caffarelli, ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, eram cotados para comandar o Banco do Brasil. O próprio Aldemir Bedine, que assume agora a Petrobras, teria ajudado a presidente Dilma Rousseff a optar pelo primeiro. Caffarelli deve ir para a iniciativa privada.
Abreu também chegou a ser cogitado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Perfil
Alexandre Corrêa Abreu, 48 anos, 28 de Banco do Brasil foi também Diretor de Seguridade, Previdência e Capitalização. Graduado em Administração de Empresas com MBA em marketing na PUC-RJ e formação geral na USP ; SP. Exerceu as funções de Gerente Geral, Gerente de Divisão e Gerente Regional na Superintendência de São Paulo. Na Direção Geral, foi Gerente Executivo na Unidade de Internet e na Diretoria de Varejo e Diretor de Cartões.
Entre os programas implantados por Abreu no Banco do Brasil, está o programa de crédito Bom para Todos, implantado em 2012, que oferece linhas específicas a juros mais baixos aos correntistas.
Com informações de Vicente Nunes e Célia Perrone