Economia

MP pede investigação de polêmica com Val Marchiori, Bendine e R$ 2,7 mi

postado em 06/02/2015 18:54

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP) pediu, na tarde desta sexta-feira (6/2), abertura de inquérito policial para investigar o empréstimo realizado pelo Banco do Brasil (BB) à socialite Val Marchiori, a taxas que ferem as regras do BB. Em 2009, o substituto de Graça Foster na presidência da Petrobras, Aldemir Bendine, comandava a instituição financeira ; com o escândalo, ele chegou a colocar o cargo à disposição.

Segundo um grupo de funcionários do Banco do Brasil, a instituição emprestou R$ 2,79 milhões à socialite - valor que tinha como destino a linha de financiamento BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos) - mesmo com restrições impeditivas de crédito em seu cadastro. O BB driblou regras internas para conceder o financiamento com taxa de 4% de juros ao ano ; abaixo da inflação.

Durante esta semana, a Justiça Federal determinou ao Banco do Brasil a entrega de documentos referentes às ações concedidas à empresária, ainda em 2009. Após ter o pedido negado pelo Banco, que alegou ser preciso uma ordem judicial de quebra de sigilo bancário, o MPF acionou a Justiça, que deu o prazo de cinco dias para que o Banco forneça a documentação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação