postado em 07/02/2015 08:25
Atento as dificuldades enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda, em documento divulgado ontem, que o país ajuste as contas públicas, aumente o investimento em infraestrutura e promova reformas estruturais. De acordo com o órgão, o ajuste fiscal é importante ;dado o grande deficit e a inflação alta;, no Brasil e em outros países emergentes como Índia, África do Sul e Turquia. Os elevados empréstimos externos, que aumentaram a exposição a risco, também são citados como questão que exige cuidados.[SAIBAMAIS]De acordo com o documento, a investimento em infraestrutura é necessário tanto no Brasil como na Áfríca do Sul e Índia para reduzir gargalos de oferta e melhorar as perspectivas de crescimento. Em janeiro, o Fundo revisou as projeções para a economia global. No caso do Brasil, reduziu as estimativas de expansão para 2015 de 1,4% para 0,3% e, para 2016, de 2,2% para 1,5%.
Leia mais notícias em Economia
A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, alertou para a vulnerabilidade das nações emergentes ao fortalecimento do dólar. Para ela, a valorização da divisa do Estados Unidos é um dos principais problemas para a economia global, uma vez que muitos bancos e empresas dos países em desenvolvimento aumentaram as dívidas na moeda americana nos últimos cinco anos.
A avaliação do FMI faz parte da nota preparada pela equipe de economistas da instituição para a reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20, que acontece na segunda e terça-feira, em Istambul.