Jornal Correio Braziliense

Economia

Na mira do TCU, Bendine assume a Petrobras oficialmente nesta segunda-feira

Onda de investigações sobre operações realizadas pelo novo presidente da Petrobras só aumenta. Tribunal de Contas vê indícios de irregularidades em empréstimo concedido pelo Banco do Brasil a Val Marchiore, amiga de ex-comandante da instituição



[SAIBAMAIS]Pelas investigações do TCU e do Ministério, o Banco do Brasil contrariou normas internas e ajudou a apresentadora a conseguir um empréstimo subsidiado no fim de 2013. Marchiori é amiga muito próxima do ex-presidente do BB. Documentos do banco mostram que a instituição aprovou, num primeiro momento, limite de crédito de R$ 3 milhões para a apresentadora. Depois, a instruiu a elaborar uma série de documentos sem os quais não teria acesso a um repasse aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Bendine alega que tudo está dentro das regras, mas o TCU e o MP veem irregularidades.

Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), as investigações sobre Bendine só comprovam que a presidente Dilma errou na troca de comando da Petrobras, que ainda não divulgou o balanço auditado do terceiro trimestre de 2014. A empresa responsável por dar aval aos números, a PricewaterhouseCoopers (PwC), recusou-se assinar os demonstrativos, agravando a crise que assola a petroleira, investigada pela Operação Lava-Jato.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.