Economia

Varejo registra em 2014 pior desempenho em 11 anos

Para analistas, os números confirmam a tendência de retração da economia brasileira em 2015

Rodolfo Costa
postado em 12/02/2015 06:05

O varejo, principal motor da economia brasileira desde a última década, perdeu o fôlego e dá sinais de retração. O setor cresceu apenas 2,2% em 2014, no menor patamar desde 2003, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para piorar, houve queda de 2,6% no desempenho de dezembro em relação ao mês anterior, o pior nível da série histórica. Nas contas de analistas, o resultado comprova que o país está às portas da recessão.

O freio no comércio sinaliza também fraqueza no ramo de serviços e no consumo das famílias, indicadores que devem puxar para baixo o Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2014, resultado que indica retração também no primeiro trimestre deste ano. ;Acho pouco provável que o quarto trimestre seja positivo;, avaliou Fábio Bentes, economista-sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com números ruins do comércio em dezembro, o Itaú-Unibanco reduziram sua estimativa para o PIB do último trimestre de 2014 de 0,2% para 0%. ;As vendas do varejo vieram abaixo do que projetávamos;, admitiu Rodrigo Miyamoto, economista da instituição. Apesar de o percentual ainda não apontar recessão, sua aposta de crescimento para o ano passado agora é zero.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação