Economia

Disparada na conta de energia e água reforça o combate ao desperdício

Para fugir do aperto financeiro, o melhor é evitar desperdícios nos itens do dia a dia, como a conta de água

Vera Batista
postado em 15/02/2015 07:05
A recessão vai obrigar o brasileiro a economizar nas contas do dia a dia. Neste ano, que já começou sob o risco de racionamento de energia, a conta de luz ficará, em média, 45,7% mais cara. Pior para quem, além de correr o risco de ficar no escuro, poderá também ficar sem tomar banho. Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o risco de corte no abastecimento de água já é uma realidade para um número cada vez maior de pessoas.



Para fugir do aperto financeiro, o melhor é evitar desperdícios nos itens do dia a dia, como a conta de água. Um buraco de dois milímetros no encanamento consome, por exemplo, até três mil litros de água por mês. Já uma torneira mal fechada pode despejar 46 litros por dia, o que significa uma perda superior a uma caixa d;água com capacidade de mil litros por mês.

Medidas sustentáveis, como captar água da chuva ou do chuveiro, também podem garantir uma boa economia na conta de água. Diretor de Varejo da Aqualimp, Vinicius Ramos lembra que equipamentos fabricados ajudam a captar e armazenar a água pluvial ou do sistema público. Segundo seus cálculos, ao fim de um ano, o economia com o uso chega a R$ 1,2 mil. Outra forma de pagar menos é trocar lâmpadas antigas por outras com melhor consumo energético. A troca pode garantir economia de até 80% na conta de luz, todos os meses. Também é possível reduzir em até 12% com o gasto energético só desligando aparelhos eletrônicos da tomada, já que, mesmo em modo standby, ainda consomem bastante energia.


O especialista em direito ambiental Alessandro Azzoni recomenda ainda trocar itens de consumo elevado de eletricidade por versões mais modernas, que tenham o selo Procel de eficiência energética. ;Às vezes, a dona de casa se apegou àquele chuveiro velho, que nunca deu defeito. Mas a indústria já produz eletrodomésticos bem mais eficientes;, lembra. O uso sustentável do carro também garante mais dinheiro no bolso, sublinha Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics, especializada em telemetria, tecnologia que ajuda a reduzir o consumo de combustível e de custos operacionais. ;Antes de sair, estude o caminho. Evite voltas desnecessárias, que esticam o tempo do percurso. Procure o roteiro fora de horários de pico, pois trânsito pesado aumenta o consumo;, frisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação