Economia

Grécia solicita à União Europeia ampliação do acordo de empréstimo

Atenas havia anunciado que solicitaria uma ampliação do empréstimo por um período de seis meses, mas conteúdo exato do pedido não foi revelado

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 07:49
Atenas - O governo da Grécia solicitou nesta quinta-feira (19/02) formalmente à União Europeia (UE) a ampliação do atual acordo de empréstimo para assegurar o financiamento do país a curto prazo e ganhar tempo para apresentar um novo programa de reformas, informou uma fonte governamental.

"O pedido foi enviado a Bruxelas", disse a fonte, que não revelou o conteúdo exato da solicitação que os sócios europeus estudarão durante a tarde.

Atenas havia anunciado que solicitaria uma ampliação do empréstimo por um período de seis meses.

Em Bruxelas, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, confirmou ter recebido uma carta das autoridades gregas com o pedido de "extensão de seis meses" do acordo, mas também não revelou mais detalhes sobre o conteúdo.

Uma reunião de ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo) acontecerá na sexta-feira em Bruxelas para tomar uma decisão sobre a demanda da Grécia.

De acordo com o governo grego, a proposta não inclui as últimas medidas de austeridade do "memorando" (programa de ajuda) que termina em fevereiro e que Atenas se recusa a aplicar, entre elas um aumento do IVA ou uma flexibilização do direito trabalhista.

Mas a proposta estaria redigida de maneira a agradar a parte grega e a direção do Eurogrupo, afirmou na quarta-feira o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis.


Bruxelas deu ao governo do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras prazo até sexta-feira para solicitar a extensão do programa de ajuda, que termina em 28 de fevereiro. A Alemanha afirma que a ampliação é indissociável da aplicação das reformas previstas no plano de resgate, em vigor desde 2010.

A Grécia, no entanto, diferencia a ampliação dos programas de empréstimo europeus e a extensão das medidas de austeridade que os acompanham, às quais Tsipras é contrário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação