Economia

Proposta grega à UE promete equilíbrio finaneiro, mas rejeita austeridade

Acordo tem como objetivo dar mais tempo ao país para apresentar à zona do euro "um novo contrato para a reativação e o crescimento no período 2015-2019"

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 10:30
Atenas - O governo grego propôs à Bruxelas uma extensão de seis meses do acordo de empréstimo europeu, que não inclui a prorrogação do memorando em curso, sinônimo para austeridade, mas promete um equilíbrio orçamentário, indicou uma fonte governamental.

O governo de Alexis Tsipras, "em linha com suas promessas, não pediu a extensão do memorando", programa de ajuda em vigor desde 2010 em troca de duras medidas de austeridade, e sim uma ampliação do "acordo de empréstimo" europeu via um "acordo-ponte de seis meses, durante os quais se compromete com um equilíbrio orçamentário", informou a fonte.

Ao mesmo tempo, a proposta de Atenas garante a seus sócios europeus "reformas imediatas contra a evasão fiscal e a corrupção e, paralelamente, medidas para fazer frente à crise humanitária e reativar a economia".



Este acordo tem como objetivo dar mais tempo ao Executivo grego para apresentar à zona do euro "um novo contrato para a reativação e o crescimento no período 2015-2019, que inclui um plano de "redução da dívida, como prevê a decisão de 2012 dos ministros das Finanças europeus", acrescenta a fonte.

O conjunto deste pedido foi enviado nesta quinta-feira (19/2) ao presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação