Economia

Escândalo da Petrobras pode consumir mais de 0,5% do PIB

Rosana Hessel
postado em 19/02/2015 13:06
O impacto do escândalo de corrupção na Petrobras, incluindo os efeitos da redução dos investimentos da companhia, deverá ter um impacto de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Essa é a estimativa do economista-chefe para mercados emergentes da consultoria britânica Capital Economics, Neil Shearing. Em relatório divulgado nesta quinta-feira (19/02), ele afirma que esse impacto pode ser bem maior se forem considerado os custos indiretos, mas não quantificou quanto pode chegar.

Leia mais notícias em Economia

;Esse escândalo também poderia prejudicar a economia do Brasil por meio do impacto indireto sobre a imagem do país com os investidores. Isto é difícil de avaliar, mas há alguma evidência de que ele já está começando a sofrer;, avaliou o economista citando que as estimativas sugerem que até US$ 20 bilhões poderiam ter sido desviados da empresa, cujo faturamento equivale e 5% do PIB brasileiro, ao longo da última década.

Shearing destaca ainda que a Petrobras também é responsável por cerca de 5% da dívida do setor privado total no Brasil e o fato de os auditores independentes terem se recusado assinar o balanço é crítico. A seu ver, mostra que a empresa violou os convênios de sua dívida e ainda há os riscos político e econômico desse escândalo que podem fazer com que a presidente Dilma Rousseff tenha dificuldades em aprovar as reformas necessárias. Todavia, ele acredita que o risco de impeachment é baixo. ;O maior risco é que a crise (da Petrobras) prejudique o governo e ainda diminua a sua influência sobre os legisladores. As reformas necessárias para aumentar a produtividade e revigorar o crescimento parecem improváveis;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação