Economia

Ações da Petrobras despencam mais de 8% e puxam queda da Bovespa

Por volta das 11h20, os papéis preferenciais tinham queda de mais de 8%. A cotação do dólar também reflete o rebaixamento da Petrobras a grau especulativo

postado em 25/02/2015 11:27
O mercado financeiro já reage negativamente depois que a agência norte-americana de classificação de risco Moody;s rebaixou as notas de crédito (rating) da Petrobras para o chamado grau especulativo. As ações da estatal seguiam em queda nesta manhã de quarta-feira (25/2). Por volta das 11h20, os papéis preferenciais tinham queda de mais de 8%.

[SAIBAMAIS]O desempenho ruim da Petrobras puxa a baixa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que recuava 1,31% perto do mesmo horário, com 51.195 pontos. Ontem, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista fechou em alta, após declarações da chair do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, em relação à política monetária norte-americana.



A cotação do dólar também reflete o rebaixamento da Petrobras a grau especulativo. Por volta das 10h20, a moeda era vendida a R$ 2,869, em alta de 1,26%.

Turbulência
A notícia, divulgada na noite de ontem, é mais um fator de pressão sobre a estatal, que atravessa a sua fase mais turbulenta em 61 anos de história. O rating da maior dívida corporativa do mundo, de R$ 261,45 bilhões, foi rebaixado em dois degraus, de Baa3 para Ba2. A Moody;s manteve a classificação geral da estatal em revisão para novo rebaixamento.

Em comunicado, a agência informou que a nota da Petrobras pode até receber uma melhora, desde que a estatal consiga ;lidar conclusivamente com os riscos de liquidez a curto prazo;. De toda forma, a agência ressalvou que dificilmente o grau de investimento seria resgatado, considerando que a empresa precisará ainda ;encarar estresses continuados relacionados à investigação de corrupção;, além de rolar com o peso de suas dívidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação