Economia

Joaquim Levy realiza seminário a portas fechadas com técnicos da OCDE

Fontes da organização informaram que se trata de um grupo de economistas que costuma visitar os países membros

Rosana Hessel
postado em 02/03/2015 11:08
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa de um seminário na sede do órgão com executivos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A reunião ocorre a portas fechadas nesta segunda-feira (2/3) e a assessoria da Fazenda não divulgou a lista dos participantes muito menos o tema do evento, que estava previsto para começar às 10h.

Fontes da organização, no entanto, informaram que se trata de um grupo de economistas que costuma visitar os países membros e associados para coletar dados para os estudos produzidos pela entidade. Nessas visitas, eles entrevistam membros do governo, de entidades privadas, de ONGs e de sindicatos. No próximo dia 18, a OCDE deverá divulgar um dos seus estudos mais abrangente, o Panorama Econômico de 2015, que inclui dados do Brasil.

Ainda não está definido se haverá pronunciamento da OCDE ou da Fazenda após o encontro.

Silêncio
Levy chegou ao edifício P da Esplanada com quase 30 minutos de atraso e não deu declarações. De acordo com a assessoria do órgão, o ministro não falará com a imprensa hoje. No sábado (28/02), a presidente Dilma Rousseff deu uma bronca pública em Levy por ele ter qualificado como ;brincadeira; as medidas de incentivo à indústria aplicadas por seu antecessor, Guido Mantega, de desoneração da folha de pagamentos, cujo método aplicado é considerado ;grosseiro; e sem resultado.

Levy fez as afirmações durante uma entrevista coletiva na qual ele anunciou a Medida Provisória 699 que aumenta em 150% as taxas de contribuição para a Previdência Social das empresas dos 56 setores enquadradas nesse regime criado em 2011. Levy afirmou ainda que o custo desse subsídio é de R$ 25 bilhões anuais e que o programa não vinha surtindo o efeito desejado: a geração de empregos.

Após as declarações de Dilma que afirmou que o comentário de Levy foi ;infeliz;, a Fazenda se silenciou. Na sexta-feira mesmo, logo após ver a repercussão na mídia de suas declarações, Levy já dizia para a sua equipe que foi infeliz nas escolha de algumas expressões durante o anúncio das medidas para a redução do subsidio da folha de pagamentos. ;Abusei do coloquialismo;, afirmou o ministro a pessoas próximas, segundo fontes do governo.

Sobre a OCDE
A OCDE é uma entidade composta por 34 membros e costuma fazer estudos econômicos comparativos dos países integrados. O Brasil é considerado um país com chances de adesão há vários anos. De acordo com dados do órgão, a inflação dos membros prevista para este ano é de 1,07%.

Com índice de preços estimado para 2015 de 7,14%, o país está com o terceiro maior custo de vida entre as nações pesquisadas, atrás de Rússia (14,95% ao ano) e Turquia (7,24%). Esse índice, inclusive, está abaixo das projeções do mercado compiladas pelo Banco Central no boletim Focus, de 7,47%. A expectativa dos economistas ouvidas pelo BC para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é de queda de 0,58%. Já as 34 economias da OCDE devem registrar um avanço médio de 2,56%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação