Economia

Previsão de analistas para o futuro é de alta do PIB menor do que a mundial

Para contornar a inflação elevada, o governo terá de elevar juros, ameaçando ainda mais o crescimento do país

postado em 08/03/2015 07:43

Demissões à vista, inflação nas alturas, colapso da indústria e disparada do dólar. Para analistas, o Brasil vive em 2015 o período mais agudo daquela que já é considerada uma década perdida para o crescimento. A população sente no bolso os efeitos da crise na economia: da hora de abastecer o carro com o combustível mais caro, tentar negociar com o chefe um aumento do salário a ver a renda encolher diante da escalada dos preços. Em quase tudo, o cotidiano do brasileiro está mais difícil este ano.

Prestes a ver o Produto Interno Bruto (PIB) desabar pelo segundo ano consecutivo e diante do risco de o Brasil sucumbir à maior recessão em 25 anos, o governo ligou o sinal de alerta. Somando os resultados pífios alcançados desde 2011, já são cinco anos perdidos em matéria de crescimento. E, a julgar pelas expectativas dos analistas para o futuro da economia, o risco de mais cinco anos de pibinhos é enorme.

Se os prognósticos do mercado financeiro estiverem certos, a riqueza gerada por famílias e empresas deverá encolher 0,58% este ano ; o pior desempenho desde 1990. E a situação pode estar subestimada. Caso o nível das chuvas e dos reservatórios que abastecem o sistema elétrico não aumente, é praticamente certo que o país viverá um apagão tão ou ainda mais intenso que o de 2002.

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação