Economia

Justiça francesa pede abertura de processo contra HSBC por fraude

HSBC PB é alvo de acusações de evasão fiscal em grande escala em nível mundial. Sua casa matriz britânica reconheceu erros, mas declarou que estas práticas ficaram para trás

Agência France-Presse
postado em 13/03/2015 09:45
Paris, França - A promotoria financeira nacional da França (PNF) pediu nesta terça-feira (10/3) o processo correcional da filial suíça do banco britânico HSBC, HSBC Private Bank (HSBC PB) Suíça, por lavagem de fraude fiscal, indicou nesta sexta-feira (13/3) uma fonte judicial.

Segundo esta fonte próxima ao caso, que confirmou uma informação do jornal Le Monde, este pedido de processo se formula após o fracasso de negociações entre a justiça francesa e o banco sobre um procedimento de reconhecimento de culpa. O banco negou-se a pagar a multa exigida.

A fonte recusou-se a revelar o montante da multa. Por sua vez, a PNF se negou a fazer comentários sobre o caso. Cabe agora aos juízes decidir ou não processar o banco.



Além da fraude fiscal, a promotoria pediu que o banco seja julgado por atividade proporcional ilícita. Os fatos evocados teriam ocorrido em 2006 e 2007.

O HSBC PB é alvo de acusações de evasão fiscal em grande escala em nível mundial. Sua casa matriz britânica reconheceu erros, mas declarou que estas práticas ficaram para trás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação