Agência France-Presse
postado em 15/03/2015 09:42
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, teme a falta de dinheiro do governo de Atenas no fim do mês, afirma o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. Os gregos deveriam, portanto, estar preparados para o não pagamento de pelo menos parte dos salários e pensões dos funcionários públicos no fim de março, completa o jornal.[SAIBAMAIS]De acordo com a publicação alemã. Tsipras teria manifestado a preocupação ao presidente do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, durante uma reunião na sexta-feira em Bruxelas. "Tsipras precisa urgentemente de dinheiro", teria afirmado Schulz ao jornal. "Por isto, deve convencer o Eurogrupo e o BCE (Banco Central Europeu) de sua vontade de realizar reformas, a partir da próxima semana", completou o social-democrata alemão.
Leia mais notícias em Economia
Alexis Tsipras reclama ao BCE um aumento de dois a três bilhões de euros do teto autorizado de obrigações a curto prazo que a Grécia pode emitir para refinanciar a dívida, segundo a mesma fonte. Martin Schulz e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, solicitaram na sexta-feira ao chefe de Governo da Grécia o envio de uma carta ao Eurogrupo na próxima semana, na qual se comprometa a realizar privatizações e a melhorar a arrecadação de impostos.
Segundo o jornal, Tsipras teria se comprometido, mas vagamente. As negociações entre Atenas e seus credores, entre eles a União Europeia, não avançam há algumas semanas. A Grécia espera a liberação por parte dos sócios europeus de uma última parcela de ajuda de 7,2 bilhões de euros, como parte do resgate financeiro internacional. Além disso, Atenas enfrenta pagamentos de mais de 6 bilhões de euros este mês, e mais de 11 bilhões em julho e agosto.