Jornal Correio Braziliense

Economia

Procuradores da Fazenda fazem ato em Brasília contra sonegação de impostos

Campanha 'Lavanderia Brasil' objetiva chamar a atenção dos cidadãos sobre os mecanismos da lavagem de dinheiro no Brasil



Somente no ano passado, foram sonegados R$ 502,1 bilhões, número 20% superior aos tributos não pagos em 2013. Na avaliação do Sinprofaz, o aumento da carga tributária fará o sonegômetro atingir valor superior até dezembro. A quantia é superior ao dobro do Produto Interno Bruto (PIB) do Distrito Federal.

O combate à lavagem de dinheiro poderia ser fortalecido por meio de investimentos na Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN). Atualmente, o órgão conta com 328 cargos vagos de Procurador da Fazenda Nacional, e carece de carreira de apoio específica e sistemas informatizados funcionais. ;Enquanto cada juiz federal tem entre 20 a 25 assessores, cada procurador dispõe de 0,5 servidor de apoio. A categoria não tem mão de obra de suporte para a realização das pesquisas;, protestou Camargo. São 2.072 procuradores, 1.518 servidores e 116 unidades para investigar mais de 7,4 milhões de processos em tramitação referentes a mais de 3,5 milhões de devedores.