Economia

Banco Central Europeu empresta 97,8 bilhões de euros a 143 bancos

Com a chuva de liquidez, a instituição quer encorajar os empréstimos à economia real e incentivar o crescimento atualmente baixo na zona do euro

Agência France-Presse
postado em 19/03/2015 09:39
Frankfurt am Main, Alemanha - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (19/3) que emprestou 97,8 bilhões de euros a 143 entidades bancárias, na terceira entrega de seu programa de créditos no longo prazo (TLTRO) com o qual pretende favorecer a liquidez e a atividade na zona do euro. A quantidade emprestada supera com folga as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam que as entidades pedissem emprestados 40 bilhões de euros.

O BCE propõe os créditos TLTRO aos bancos desde setembro de 2014, a razão de um por trimestre, com a condição expressa de que as entidades emprestem mais a lares e empresas. Nas duas primeiras entregas deste dispositivo, em setembro e dezembro, o BCE emprestou 212 bilhões de euros, uma quantidade que na época foi considerada decepcionante. Agora estão previstas outras cinco entregas, até junho de 2016.

Estes empréstimos são muito vantajosos, já que sua taxa de juros, fixada inicialmente em 0,15%, caiu em janeiro a 0,05%, o nível em que se encontra a taxa básica de juros do BCE. Isso significa que os bancos podem se endividar quase gratuitamente graças a este mecanismo.



Com a chuva de liquidez, o BCE quer encorajar os empréstimos à economia real e incentivar o crescimento atualmente baixo na zona do euro (0,3% no quarto trimestre de 2014 e 0,9% no conjunto do ano) e a inflação (-0,3% em fevereiro, quando o objetivo é próximo a 2%).

Os bancos que não puderem demonstrar que emprestaram mais dinheiro às empresas e aos correntistas privados deverão devolver antes o dinheiro emprestado através do programa TLRO, ou seja, a partir do outono de 2016, e não a partir de setembro de 2018.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação