A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, divulgou nesta segunda-feira, (23/03), o Boletim Saúde e Segurança do Consumidor 2015. O documento aponta que em 2014 foram realizadas 120 campanhas de recalls em todo o país, número superior ao registrado em 2013, quando o órgão contabilizou 109 ações do mesmo tipo.
[SAIBAMAIS]Ao todo, a Senacon constatou que mais de 2 milhões de produtos apresentaram defeitos ao longo de 2014. Produtos automotores continuam entre os mais defeituosos. Apenas no ano passado, foram recolhidos mais 1,3 milhão de automóveis. O número representa 57% do total de itens com defeito no mercado.
Na Avaliação da secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, os números representam um fortalecimento da fiscalizarão e da transparência dos órgãos de defesa do consumidor no apoio as campanhas publicitárias de recalls. "O governo mantém um aumento ao monitoramento, bem como a ação conjunta com órgãos de identificação de mercadorias defeituosas;, comenta.
Ela ressalta que apesar de defeitos reincidentes as empresas que não têm recolhido os produtos são notificadas e autuadas. ;A legislação ainda não permite que uma empresa sofra sanções administrativas por ter realizado os recalls, mas junto com os consumidores vamos trabalhar com mecanismos mais eficazes e transparentes para garantia de seus direitos".