Economia

Concursos oferecem 30,5 mil vagas para quem quer entrar no serviço público

Ajuste financeiro do governo federal e do GDF restringiu a criação de cargos e a contratação de servidores, mas seleções em andamento ainda oferecem boas chances para candidatos a um posto no setor público

Rodolfo Costa
postado em 06/04/2015 07:19
Com o ajuste fiscal promovido pela equipe econômica, os cofres do Tesouro estão fechados para a contratação de novos funcionários. Entretanto, ainda há boas oportunidades para quem pretende ingressar no serviço público. No momento, há, em todo o país, 30.506 vagas, distribuídas entre 162 concursos em andamento. Com o ritmo menor na abertura de seleções, no entanto, é preciso se preparar em dobro, pois a concorrência pelas chances disponíveis deve crescer.

Na avaliação de especialistas, mesmo com o governo sem caixa, os concurseiros não ficarão a ver navios. ;Se o governo federal não promover seleções, teremos o estrangulamento de algumas atividades, como arrecadação, auditoria, regulação, previdência, saúde, segurança e educação;, avalia o diretor-presidente do Gran Cursos, José Wilson Granjeiro. A Lei Orçamentária Anual de 2015, aprovada no fim de março, autoriza a criação de 28.957 cargos e preenchimento de 41.244 ao longo do ano. Segundo Granjeiro, as vagas são resultantes de aposentadorias, exonerações e falecimentos. ;São postos que precisam ser preenchidos sob pena de algumas atividades serem interrompidas;, acrescenta.

Negociações
Atual diretor executivo da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov ), instituição ligada ao GDF, Granjeiro acredita que, apesar da grave crise financeira das administrações local e nacional, editais importantes sairão nos próximos meses, com provas a serem realizadas ainda este ano ; apenas as nomeações seriam postergadas. ;As duas gestões estão arrumando a casa e ajustando as contas para decolar. É um processo difícil porque, antes de ampliar a quantidade de pessoal, é preciso negociar contratos, reduzir custos e aumentar receitas;, explica.



No DF, contratações foram congeladas após o GDF ter atingido o limite de despesas com funcionários estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad) informou que, ;até o fim de maio, ou até que se baixe o índice de gastos com a folha de pagamento, a lei proíbe que o governo conceda aumentos, crie cargos, altere estruturas e tome quaisquer medidas que gerem ônus aos cofres públicos;. Contudo, Granjeiro ressalta que processos seletivos para educação, saúde, ou segurança pública, ou para contratações temporárias nessas áreas, podem ser exceções à regra.

Oportunidades
A Polícia Civil do DF está com 100 vagas para o cargo de delegado, 20 para o de médico-legista e 50 para papiloscopista, além de oportunidades para cadastro reserva. Os candidatos devem ter curso superior completo, sendo que, para delegado, é necessária graduação em direito. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que se encerra na sexta-feira.

Outro concurso que tem chamado a atenção na capital federal é o do Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1). Com 228 vagas para juiz substituto, e salário de R$ 23.997,19, o certame tem atrativos de sobra para ser um dos mais concorridos. Independentemente da seleção, os candidatos devem ter foco no órgão almejado e dedicação nos estudos. ;É importante realizar provas de concursos anteriores e estudar com afinco as matérias básicas. Assim, quando sair o edital, o concorrente terá uma base forte e poderá se concentrar nos conteúdos específicos;, salienta Granjeiro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação