Economia

País bate recorde de passageiros em trens e metrôs; setor cresceu 4,4%

Diante de ajustes fiscais, setor deve dialogar com o governo federal para que projetos em andamento tenham continuidade

postado em 06/04/2015 12:38
Os trens e metrôs de todo o país transportaram 2,9 bilhões de passageiros em 2014. Foi um recorde e um acréscimo em relação a 2010, início da série histórica, quando foi transportado 1,9 bilhão. Com a malha metroferroviária engessada, o sistema cresceu 4,4% em 2014, em relação ao ano anterior. Os dados constam no balanço do setor referente a 2014/2015, divulgado nesta segunda-feira (6/4) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

A superintendente da entidade, Roberta Marchesi, estima que, se não tivessem sido incrementados três novos sistemas em 2014, o setor teria tido um crescimento de 0,5% do transporte de passageiros. Diante dos ajustes fiscais promovidos pela equipe econômica de Dilma Rousseff, Marchesi afirma que deve dialogar com o governo federal para que projetos em andamento tenham continuidade. ;Pensar em novos projetos não é a meta atual. O que devemos buscar é dar continuidade às ações em andamento para não sobrecarregar o transporte sobre trilhos;, disse.



O documento, intitulado "Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros 2014/2015" mostra que, no ano passado, o Brasil acrescentou apenas 30 quilômetros de trilhos. Isso significa crescimento de apenas 3% na malha ferroviária para transporte de passageiros no país. Segundo a ANPTrilhos, 20 projetos metroferroviários estão em execução ou concedidos para investimentos pela iniciativa privada. A expectativa é de que eles saiam do papel até 2020, acrescentando 336 quilômetros à malha existente no Brasil.

Com informações de Rodolfo Costa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação