Rosana Hessel
postado em 06/04/2015 16:02
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mantém o hábito de não divulgar seus compromissos na agenda, prerrogativa de toda autoridade pública e que precisa ser respeitada pela Lei da Transparência. O chefe da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff recebeu o senador Romero Jucá (PMDB-RR) em seu gabinete, por volta das 15h30 desta segunda-feira (6/4), para conversar sobre convalidação do ICMS e o novo indexador da dívida dos estados, cuja votação prevista para a semana passada no Senado Federal foi adiada a pedido do ministro e pode retornar para a pauta da Casa nesta semana. O ministro vem tentando negociar o adiamento dessa medida para 2016 e, assim, evitar uma despesa adicional de R$ 3 bilhões neste ano para os cofres da União.Por volta das 16h, a ex-ministra do Planejamento e presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, chegou ao Ministério da Fazenda para uma reunião também com o ministro Joaquim Levy.
Para variar, o compromisso de Levy com o senador do maior partido da base aliada não estava na agenda de hoje, assim como a participação do ministro pela manhã na reunião de coordenação ministerial com a presidente Dilma e seu vice-presidente, Michel Temer, ocorrida às 9h no Palácio do Planalto. Também participaram do encontro os ministros Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil), Pepe Vargas (Secretaria de Relações Institucionais), Jacques Wagner (Defesa), Miguel Rosseto (Secretaria Geral da Presidência), Ricardo Berzoini (Comunicações), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação) e Aloizio Mercadante (Casa Civi).
Curiosamente, Levy não compareceu ao único compromisso que havia em sua agenda de hoje: a posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Procurada, a assessoria da Fazenda não soube informar porque o ministro faltou ao único compromisso que constava na agenda.
Em outros ministérios, a agenda das autoridades anda mais detalhada. No Planejamento, por exemplo, o senador Jucá, que foi relator do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2015, tem uma reunião com o titular da pasta, Nelson Barbosa, hoje às 18h para conversar sobre o assunto.