Agência France-Presse
postado em 08/04/2015 07:33
Londres, Reino Unido - A empresa anglo-holandesa Royal Dutch Shell apresentou uma proposta de compra do britânico BG Group por 47 bilhões de libras (70 bilhões de dólares), segundo um comunicado conjunto dos dois grupos.Os conselhos de administração da Shell e do BG Group chegaram a um acordo sobre o valor e as modalidades da transação, anunciada em um contexto de queda constante do preço do petróleo desde junho de 2014.
"O resultado será uma empresa mais competitiva e sólida para todos os nossos acionistas no atual contexto de volatilidade dos preços do petróleo", declarou Jorma Ollila, presidente da Shell.
As duas empresas destacaram sua complementaridade, já que o BG Group, surgido da ex-British Gas, tem forte presença na Austrália e Brasil, assim como uma atividade importante na produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) e na exploração em águas profundas.
A Shell oferece aos acionistas do BG Group pagar uma parte da aquisição em dinheiro e a outra em ações, o que renderia 19% do capital do novo grupo.
Ao mesmo tempo, a Shell lançará um programa de compra das próprias ações por um valor de 25 bilhões de dólares entre 2017 e 2020.
A oferta da Shell deve ser examinada e aprovada por acionistas das duas empresas em assembleias gerais.