postado em 10/04/2015 17:34
O Brasil terá queda de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de acordo com nova estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgada hoje. O relatório anterior do órgão previa crescimento de 0,3%. Para 2015, o órgão agora prevê crescimento de 0,9% em vez de uma alta de 1,5%."Técnicos do fundo projetam crescimento negativo de 1% em 2015, com as políticas fiscais e monetárias mais apertadas e corte de investimentos na Petrobras se somando à dinâmica de queda na atividade desde 2014", afirma o Capítulo 4 do texto, no qual se concentram as avaliações do órgão sobre a economia mundial.
Leia mais notícias em Economia
Para o FMI, o país poderá enfrentar grandes percalços neste ano. "A perspectiva está sujeita a riscos substanciais, incluindo um racionamento de energia e de água provocado pela seca, possível desdobramento do caso da Petrobras e um ambiente internacional mais adverso".
Mas o relatório também chama atenção para a possibilidade de retomada do crescimento com o processo de saneamento das contas públicas. "A implementação bem sucedida da estratégia de ajuste fiscal e outras políticas devem contribuir para fortalecer a confiança e ajudar a revigorar o investimento no fim de 2015, proporcionando a base para um retorno ao crescimento positivo em 2016"
A projeção de queda de 1% coincide com a estimativa de analistas de mercado. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central (BC), os economistas de bancos projetam retração de 1,01% do PIB brasileiro neste ano. Para 2015, eles contam com avanço superior ao estimado pelo FMI: 1,1%.