Enviada Especial, Simone Kafruni
postado em 16/04/2015 11:30
Madri, Espanha - O turismo é uma indústria que movimenta US$ 7,6 trilhões por ano, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mas destinos importantes frearam investimentos em infraestrutura durante a crise internacional, ameaçando o crescimento do setor. O alerta foi feito durante o congresso mundial de turismo The Global Summit 2015, promovido pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) em Madri, Espanha.Estudo do WTTC que examinou a qualidade estrutural de 41 países aponta que o aporte de recursos previsto para a próxima década é de 2,1 trilhões de euros no turismo europeu. Entretanto, a pesquisa também revela que a má qualidade da infraestrutura existente e a provisão inadequada de investimentos futuros pode comprometer o crescimento do setor, sobretudo nos países mais afetados pela recessão e importantes destinos turísticos, como Grécia, Espanha e Portugal.
Entre as nações mais adequadas, o estudo do WTTC aponta Reino Unido, Alemanha e Áustria, enquanto França, Itália, Suíça e Irlanda apresentam riscos futuros. Uma terceira categoria, de médio risco, inclui a Croácia.
Apesar do alerta, o presidente do WTTC, David Scowsill, afirmou que o setor é forte empregador e estratégico para a recuperação dos países mais atingidos pela crise da zona do euro. ;No entanto, o potencial do setor para criar postos de trabalho, segurança financeira e riqueza econômica só pode ser atendido com investimento suficiente e eficaz para apoiar a demanda;, disse.
Scowsill destacou a necessidade de uma maior colaboração entre as entidades públicas e privadas. ;A eliminação das barreiras ao desenvolvimento da infraestrutura através de estruturas políticas e regulatórias pode ajudar a manter a Europa com uma forte posição competitiva no turismo mundial;, defendeu.
De acordo com o presidente do WTTC, a indústria do turismo emprega 277 milhões de pessoa em todo o mundo, o equivalente a um em 11 postos de trabalhos do planeta. ;No ano passado, o turismo gerou 6% dos dólares exportados no mundo. Foi o quinto ano sucessivo de crescimento;, ressaltou.
Scowsill destacou que em 2015 os bons ventos vão continuar a soprar para a indústria. ;Vamos crescer 3,7%, portanto mais do que o crescimento global projetado em 2,9%. O emprego no setor vai expandir 2,6% este ano, com 284 milhões de postos de trabalho em 2015, 9,5% do total mundial;, enumerou. O congresso reuniu mais de 1,1 mil pessoas de vários segmentos turísticos, como empresários de companhias aéreas, setor hoteleiro, receptivo, gastronômico e de serviços.
*A repórter viajou a convite do WTTC