Jornal Correio Braziliense

Economia

Aproveite o FGTS: apesar da burocracia, dinheiro pode ter vários destinos

Os especialistas asseguram que os trabalhadores não devem se intimidar

Quem deseja utilizar os recursos depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve seguir algumas regras básicas. Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro pode ser usado para realizar o sonho da casa própria e sacado em caso de demissão sem justa causa, de aposentadoria e de doenças graves, entre outros motivos. Chegar aos recursos requer, porém, muita paciência, pois a burocracia é grande.

Os especialistas asseguram que os trabalhadores não devem se intimidar. Desfrutar dos recursos do FGTS é direito de todos. O fundo foi criado em 1966. É uma poupança composta por 8% do salário mensal. A fiscalização das contribuições é feita pelo Ministério do Trabalho e os rendimentos são de 3% ao ano mais a variação da Taxa Referencial (TR). ;O FGTS é muito eficiente. Embora suas regras estejam arcaicas, tornou-se uma vantagem para os trabalhadores. É aquela economia obrigatória que faz a diferença em algumas situações, principalmente na compra de imóvel;, afirma Clarisse Dinely, do escritório Veloso de Melo Advogados.

Segundo o gerente nacional do FGTS, Henrique José Santana, no caso da casa própria, o uso do fundo é permitido para a aquisição de imóveis prontos ou em construção. O dinheiro depositado pode servir como entrada no negócio ou mesmo para cobrir o valor total. Quem não tiver os recursos necessários para a operação pode fazer um financiamento. Nesse caso, a Caixa, que é gestora do patrimônio, libera até 80% do preço de avaliação do empreendimento, que não pode passar de R$ 750 mil em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal. Nas demais localidades, o teto é de R$ 650 mil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.