Economia

Operadoras assinam compromisso para melhorar informação ao consumidor

A expectativa é que diminua o número de reclamações por parte dos consumidores a respeito da internet móvel

postado em 23/04/2015 21:32

Após reunião no Ministério das Comunicações, no fim da tarde de ontem, operadoras telefônicas assinaram compromisso público para melhorar a comunicação a respeito do acesso à internet móvel. O encontro foi motivado pelos debates sobre a interrupção da navegação após o consumo total da franquia de dados contratada. ;A medida não tem absolutamente nada de ilegal;, frisou o presidente da TIM, Rodrigo Abreu. Além do ministro Ricardo Berzoini, estiveram presentes representantes das operadoras Oi, Claro, TIM, Algar Celular e Sercomtel.


Foi decidida a elaboração de uma campanha de informação ao consumidor, que deverá esclarecer, entre outros pontos, o funcionamento das franquias, os limites do serviço de internet e as peculiaridades da navegação e do consumo de dados. A ideia é fazer com que o cliente entenda melhor como funciona o serviço e, dessa forma, tenha mais subsídios para escolher e controlar o consumo do pacote de franquia de dados.


;A intenção é explicar isso de forma mais harmoniosa para o consumidor;, afirmou o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Sérgio Kern. Segundo ele, o prazo para o lançamento da campanha é de 60 dias, e haverá diálogo constante com o governo ao longo do período.


Será elaborado também, no prazo de 30 dias, o Código de Conduta para a Comunicação da Oferta de Internet Móvel, um código de autorregulação das operadoras, que deverá tratar das condições que deverão ser observadas por elas para tornar a comunicação das ofertas mais clara para o consumidor. ;O código vai definir o que precisa ser comunicado e de que forma isso deve ser feito;, explicou Abreu, da TIM. As operadoras também devem lançar ferramentas, como aplicativos para o celular, que permitirão ao cliente monitorar o consumo de dados.


Com essas medidas, a expectativa é que diminua o número de reclamações por parte dos consumidores. ;Explicando para o cliente quanto ele consom, e de que forma, as reclamações vão diminuir naturalmente;, acredita o presidente da Claro, Carlos Zenteno.

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