Economia

Três aeroportos estão prontos para administração privada, diz Padilha

"A palavra final é sempre da presidenta Dilma", disse o ministro da Aviação Civil

postado em 29/04/2015 12:30
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quarta-feira (29/4) que os aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador estão prontos para serem concedidos à iniciativa privada. ;A palavra final é sempre da presidenta Dilma. Nós temos outros aeroportos que poderiam, sim, vir a ser levados também à concessão. Só que para o programa de reestruturação da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] que nós concebemos, para que volte a ser superavitária, nós devemos limitar a esses três, pelo menos num primeiro momento;, disse Padilha.

Segundo o ministro, a Secretaria de Aviação Civil está pronta para lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que é uma convocação para as empresas interessadas viabilizarem estudos para a concessão. A previsão é que os leilões ocorrerão entre junho e julho do ano que vem.;Estamos prontos para lançar o PMI há mais de 45 dias. Estamos prontíssimos com relação aos três aeroportos.;

Padilha informou que na reunião de sábado (25/4) da presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, em Brasília, foi discutida a possibilidade de mais aeroportos serem concedidos à iniciativa privada. Estiveram no Alvorada vários ministros que avaliaram o programa de investimentos em obras de infraestrutura e o novo pacote de concessões de aeroportos, rodovias, ferrovias e portos.


;Como estamos em um ajuste fiscal e a disponibilidade de meios não é a mesma que tínhamos quando lançamos outros aeroportos, a junta fazendária está fazendo a avaliação. Uma das interrogações era se mais aeroportos poderiam ser levados à concessão. Em tese, tem mais cinco, seis. Só tem um limitador que é a reestruturação da Infraero;, disse Eliseu Padilha. O anúncio do programa de investimentos deverá ser anunciado em maio pela presidenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação